quinta-feira, 27 de maio de 2010

Quebra-quebra continua...e pisos, diagonal ou lado a lado?

E aí Marias obreiras?

Devo confessar a vocês que a minha 1ª semana de obra pareceu bem mais produtiva do que a 2ª. Nos três primeiros dias, seu Antonio e o menino colocaram tudo abaixo. Aí deu aquela sensação de "caraca, já? essa obra vai acabar em 1 mês!". Só que as coisas não são beeem assim, vcs sabem muito bem não é? Então, no momento eles estão dedicados a raspar a meleca da argamassa dura pra nivelaro piso. Olhem na foto abaixo:

Tão vendo essa parte cinza mais escura? Então, é isso aí que eles estão removendo desde 2ª feira.

Mas tô feliz mesmo assim hehehe! Por exemplo, descobri que o segundo quarto é maior que eu imaginava. Tudo porque tinha um armário trambolhudo que a antiga proprietária deixou de presente, e eu repassei o "presente" pro Antônio. Vejam:

com armário trambolho e piso


sem armário trambolho e piso

Notem que esse quarto já está sem a argamassa grudenta.

E na foto abaixo, o teto do meu banheiro, após a destruição do gesso. A minha alegria por aqui foi descobrir uma passagem enorme (acima da parede da direita) que dá num respirador, ou seja, meu banheiro não tem janela mas vai ganhar um exaustor mega potente, tipo turbina de avião rsrs...


Bom, por enquanto é só. O vendedor das pastilhas me ligou ontem implorando perdão dizendo que não pôde entregá-las, mas que elas vão na 2ª feira sem falta. Fazer o quê né, como não tenho tempo de ir lá buscar, o jeito é esperar mesmo. E com as pastilhas, será dada a largada pra fazer o banheiro. Lembrando que ainda tenho que orçar o gesso, a bancada e comprar cuba, vaso sanitário, metais, aiiii!

Ah, respondendo à Viviane, que me disse está em dúvidas se coloca o piso na diagonal ou lado a lado: Vivi, se as paredes da área onde vc for colocar o piso forem perfeitas de retas e o piso encaixar certinho lado a lado, sem ter que fazer cortes, prefira desse modo, pois gasta menos pedra. Mas se tiver paredes fora de esquadro e se for necessário cortar muitos filetes pro piso ficar certinho, na diagonal é melhor porque disfarça as imperfeições.

Quer ver? Tirei fotos aqui do meu próprio apartamento pra dar uma ideia. Lembrando que quando compramos, não mudamos nada dos pisos, ele veio exatamente do jeito que está nas fotos.


Esse é o banheiro do meu quarto ( e meus pés, muito prazer rs). Como ele tem esse acabamento em granito, o piso no meio não foi colocado lado a lado senão ficaria com os malditos filetinhos.


Essa aí embaixo é a cozinha:

O piso foi colocado todo na diagonal.


E o lavabo também tem granito na diagonal:



Agora, vejam a área de serviço (não reparem a bagunça!): tem piso lado a lado, e como a parede vai abrindo, tiveram que fazer uns arremates no cantinho. Não ficou muito bonito não.



E aqui, a varanda:

Quadradinhos lado a lado, conclusão: sobrou um espacinho que tiveram que arrematar com um filetinho de quadradinhos.

Espero ter ajudado!!

Ah, antes que eu me esqueça, Aline Berbert, simmmm, eu quero ver a foto do seu banheiro! Por favor me mande, janot.flavia@gmail.com, obrigada!

Beijos!!!!!!!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

E começou a 2ª semana de obra

Oi gente!!

Passando por aqui só pra dar notícias...! Depois de muito perturbar o vendedor da Amoedo, hoje escutei a frase que eu mais queria ouvir por esses dias:

- Dona Flavia, consegui as suas pastilhas!

Aeeeeee!! Ufaaa que alívioooo! Ele garantiu que entregam na 4ª feira. Nossa como eu poderia ficar sem elas? Essas pastilhas são a alma, a razão de ser do meu banheiro!!!

Hoje também liguei pra Comlurb (Cia. de Limpeza Urbana, pra quem não é daqui!) pra pedir a remoção do entulho. Pra quem mora no Rio de Janeiro (mais precisamente na cidade do RJ), a Comlurb oferece um serviço gratuito de remoção de entulho de obra residencial. Vc liga para 2204-9999 e solicita o serviço, que eles prometem realizar em 5 dias úteis. Para entulho de obra, há 2 exigências: tem que estar embalado em saquinhos próprios para entulho (aqueles menorezinhos, iguais aos das fotos dos posts abaixo) , e eles levam no máximo 150 sacos por vez. Portanto, se vc tem mais saquinhos (eu tenho), terá que solicitar o serviço quantas vezes for necessário. Ah, e também tem um lance que eu ouvi dizer (não confirmei essa informação), que eles só pegam os saquinhos se estiverem a até 3 metros de distância da calçada. Os meus estarão no jardim da frente do prédio, então ok, mas se estivessem lá atrás no fundo do quintal de uma casa, por exemplo, eles não pegariam. Se aqui no Rio tem esse serviço, em qualquer cidade também deve ter!

Bom, eu estou superatrasada com as coisas da reforma. Preciso pegar pelo menos mais 2 orçamentos do gesso e ainda não tive tempo nem de ligar pra marcar; preciso escolher o material da bancada e idem, não encontrei brecha ainda pra isso. Deus me livre ser a responsável por atrasar a minha própria obra, então espero pelo menos marcar essas paradas até o fim da semana.

E o que seu Antonio e Alessandro fazem enquanto isso? Estão raspando o piso pra tirar aquela meleca de argamassa dura que ficou grudada no chão. Amanhã de manhã vou levar pra ele o projetinho do banheiro, pra ver se ele já quebra o nicho. Ah e ele me deu uma listinha de compras também. 2 sacos de terra (que eu entendi serra, imagina, chegar com 2 sacos de serra lá), 2 sacos de areia e 1 "saquinho" (palavra dele) de 25 kg de cimento,Isso tudo pra fazer a coluninha que fica em volta do cano do banheiro, que eles com tanta vontade de botar tudo abaixo, destruíram também.

Gente, o menor saco de cimento que existe é de 25kg?? Putz, depois vou ter que fazer um bazar com coisas que sobrarem dessa obra.... ou quem sabe um sorteio aqui no blog hehehe!

Bom, por hoje é só, pra semana eu trago mais fatos e fotos ok?

Beijos!!!!

sábado, 22 de maio de 2010

Orçamento do gesso, paginação do banheiro

E aí meninas!

A moça do gesso finalmente me ligou passando o orçamento. A sala ficou em R$ 1.100 e o banheiro, R$ 350. Isso já com a iluminação. Como eu não tenho noção dos valores (e ainda não fiz outros orçamentos), o que vcs acham? Tá caro, barato, tá bom? Lembrando que o banheiro tem 3 m² e terá um rasgo no meio e 3 spots, e a sala tem uns 20 m² e terá uma linha de spots em 1 parede, 2 spots em outra e uma mangueira em outra, além do espaço pronto pra colocar a cortina.

Mudando de assunto, tive o meu primeiro aborrecimento de obra, aêêêêêêê!!!

Na sexta-feira a Amoedo, que eu elogiei tanto aqui, entregou o material e ficaram faltando as pastilhas, o rejunte das pastilhas e a argamassa das pastilhas. Desculpa: não tinha no estoque a cor que eu escolhi. Aí resolveram não mandar nada que tivesse a ver com pastilhas. Bonito né!?

A moça do estoque me disse pelo telefone que eu ia ter que ir na loja e escolher outra cor. Eu na hora disse,

- Tá loca??? O meu banheiro gira em torno da cor dessas pastilhas, vc não tá entendendo!!

Ela podia se ofender mas até riu, e falou pra eu ligar pro vendedor da loja. Liguei e ele disse que não teria conseguido fechar a venda se não tivesse a pastilha no estoque, e tá tentando resolver isso pra mim. Ai que raiva! Mas ele garantiu que na 2ª feira resolve. Assim espero.

E a arquiteta me mandou o projeto do banheiro. Olha:


créditos: arquiteta Rosana Moreira


Só um pequeno detalhe, seu Antonio disse que tem uma parede um pouquinho fora de esquadro, aí talvez não dê pra colocar o piso lado a lado...

Por falar em seu Antonio, o piso do apê já está todinho quebrado e ensacado. Não tem muita graça tirar foto disso, mas eu, claro, vou tirar amanhã e coloco aqui heheh...Falta só eles removerem uma argamassa que tá grudaaada no chão, mas parece que na 2ª feira resolvem isso.

Bom, por hoje é só!! Um bom sábado a todas, e amanhã vou dar uma passada na casa de vocês tá? Preparem um lanchinho!!


***********

Comemorando seis meses de blog, e a mudança de cidade (Niterói, aí vai ela!!) , a Andréa Granja está com um sorteio imperdível no blog Sou Mais Minha Casa. Valendo um adesivo para parede, e olha que você pode escolher entre quatro opções! Eu já escolhi o meu, e você?

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Entulhos ensacados, orçamento (?) do gesso e dicas sobre o porcelanato

Dei um pulinho anteontem à tarde no apê só para receber a moça do gesso e dar uma olhadinha nas coisas por lá. Seu Antonio não foi, deixou o menino limpando a sujeira que fizeram. E tava ele lá, quebrando os cacos de cerâmica e ensacando tudinho.



moça do gesso


Bom, só falta a sala (metade) e o outro quarto, que aliás o menino quase terminou ontem...acho que até sábado já estará tudo quebrado e quase tudo ensacado. Ufa!

Bom, a moça do gesso ficou de fazer um orçamento para o banheiro e outro para a sala. Ela disse que, para fazer o gesso do banheiro, pelo menos a parede tem que estar revestida, e só até a altura de onde ficará o gesso, senão o carinha não consegue fazer o rebaixamento. A idéia é colocar três spots acima da bancada, e um rasgo no teto, pegando o comprimento do banheiro, como este, o que seria suficiente para iluminar até o box, mesmo com os spots apagados.

Já a sala teria o cortineiro, a parede do sofá com uns 5 ou 6 spots, a luminária no teto, e na parede oposta à do sofá (a da TV), uma mangueira de luz iluminando quase toda a extensão. E em outra parede menor, mais 2 spotzinhos. Acho que fica bom né?

O que eu não a-go-en-to são esses prestadores de serviços descansados. A moça me disse que no mesmo dia me ligaria passando os valores. Ligou pra vc? Pra mim também não. Já tô ficando com má impressão.


Ah, me ligaram do SAC da Colortil, a marca do porcelanato da sala e quartos. Eu mandei um email com umas dúvidas, e a moça me ligou pra responder. Eles são super solícitos, sempre que escrevo eles respondem logo! Mas então, as dúvidsa eram sobre o espaço de rejuntamento entre uma peça e outra e a remoção da cera protetora. Eis as respostas:

Espaço de rejunte:
A Colortil recomenda que o espaço mínimo entre as peças seja de 2mm. Se o cliente colocar menos que isso e der algum problema no piso, perde-se a garantia de 5 anos. Segundo ela, a empresa não tem como avaliar como é o local onde as pessoas moram: se tem trepidação ou não, se é muito quente ou frio, se bate sol, etc etc, daí determinam os 2mm como margem de segurança. Além disso existem micromovimentos em algumas estruturas que para nós são imperceptíveis, mas que podem danificar o porcelanato se a junta for menor que a indicada. Porém, ela disse que tem vários clientes que, por sua própria conta e risco, aplicam as peças com espaço de 1mm até 1,5mm, e até o momento não houve relatos de problemas. Seu Antonio tava querendo colocar 1mm... e agora? Fiquei na dúvida. Será que de 1mm pra 2mm dá muuuita diferença?

Remoção da cera protetora:
A cera protetora do porcelanato só deve ser removida após o término de toda a obra. Existem produtos especiais para remoção (ela indicou o Removedor de Filmes Pisoclean), mas também é possível realizar essa tarfea com sucesso utilizando produtos que você tem em casa, como:
- Sapólio cremoso ou em gel -> aplicar utilizando o lado macio de uma esponja.
- Pano seco com álcool - > esfregar suavemente até que a cera seja removida, o que dá pra perceber pelo brilho. Se o piso parecer manchado, é porque ainda tem cera nele.

Já a manutenção do dia-a-dia é feita com água e sabão. No caso, use detergentes neutros, e NUNCA os coloridos.

Beijos!!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Banheiro design!

Oi meninas!

Hoje desisti do Casa Show pra escolher o piso e o revestimento do banheiro (pouca variedade, e o que tinha lá não me encheu os olhos. Sem contar que a pastilha era o dobro do preço que pesquisei por aí). Fui para a Amoedo, onde comprei o porcelanato, e lá tinham beeem mais opções.

O melhor de tudo foi dar de cara com o espaço "Design de Interiores". Da outra vez que eu fui lá, não tinha visto isso?! Uma arquiteta à diposição para dar uma consultoria completa, gratuita, sobre o ambiente que você quiser (ambiente que possa ser feito com materiais comprados lá, claro, nada é 100% de graça rsrs). Era tudo o que eu precisava!

Passei a ela as medidas do banheiro, e ela tascou a desenhar. Expliquei a idéia que eu tinha (todo branco com pastilhas, e levei o desenho que publiquei aqui), e expus as minhas milhões de dúvidas. Tamanho do piso? Tipo de piso? Diagonal ou lado a lado? Tipo de cuba? Altura das pastilhas? E os revestimentos? Etc etc.

A moça ultra-mega fofa e paciente foi clareando todas as minhas idéias, seguiu o que eu imaginei mas deu dicas que eu nem sonhava. Nossa, nada como um profissional orientando a gente (se eu fizesse da minha cabeça, ia ser triste!)...Olha só!


1) Primeiro de tudo ela me convenceu a fazer um nicho no box, para revestir com as pastilhas que ficarão na parede. Disse que é fácil de fazer, e dá um efeito lindo na parede branca. As medidas são 30 cm de altura, 50 cm de largura e 7 cm de profundidade. O acabamento deve ser feito com o mesmo material da bancada.

(o meu, sem essas pastilhas de fora)

2) A bancada tem que ficar a 90cm do chão, contando do piso até a borda da cuba. já me deram essa dica aqui!). O material indicado é marmoglass ou mármore polido. Tudo branquinho.


3) Ela recomendou o front da pia de 15 cm e a faixa de pastilhas acima, de 15 cm também, para ficar harmônico, e dessa forma o espelho ficaria a 1,17 m do chão - o que ela considera uma boa altura. Só que eu cheguei em casa, tirei umas medidas no banheiro do meu quarto pra comparar e não gostei. No meu banheiro, a parede da pia também é toda revestida de espelho, que fica a 90cm do chão! Comecei a achar que do jeito que ela falou vai ficar muito alto, por isso devo no mínimo reduzir o frontão em 5cm, ficando com 10cm.


4) A cuba tem que ser de semi-encaixe, senão não vai caber no espaço que tem lá para colocar a bancada (80x60).



5) Mesmo sendo o banheiro pequeno, o tamanho do piso pode ser 40x40 ou 45x45, e, apesar de ser mais caro, o melhor é sempre o retificado! Pois assim não ficam imperfeições no rejunte, que pode ser mais fininho. Já a posição da peça, depende da área. Se der para encaixar tudo perfeitamente lado a lado, maravilha. Mas se for necessário fazer recorte, então o melhor é optar pelo piso diagonal.


6) E sobre o tipo de piso, eu disse que adoro o brilhoso, mas tenho medo de ficar escorregadio ao molhar. Daí ela explicou que nada me impede de colocar o brilhoso fora do box, que é onde não molha muito, tem tapetinho etc, e o fosco mais aderente dentro do box, pra não arriscar a levar aquele tombão.


7) Já o revestimento das paredes, entrei com uma idéia e saí com outra completamente diferente. Eu achava que, como o banheiro é pequeno, as peças deveriam ser menores, tipo pra ser proporcional. Engano! Ela disse que peças grandes ficam ótimas, mesmo em ambientes pequenos, e se forem retangulares, o melhor é colocá-las deitadas (várias amigas blogueiras daqui colocaram assim né?), pois dão sensação de ampliar o espaço lateralmente. Colocando-as em pé, alonga-se o ambiente pra cima. O tamanho recomendado por ela foi 30x60. Ah, e retificado com brilho.


8) Apesar de ser a minha idéia inicial, ela falou pra não deixar a parede do espelho sem azulejos. Como meu banheiro é pequeno e pouco ventilado, ou seja, terá vapor de sobra (ainda mais eu que só tomo banho quente), o risco de dar infiltração e até de danificar o espelho é grande. Então, em casos como o meu, colocar o azulejo por trás dá uma boa proteção.


Bom, no geral foi isso! E detalhe, ela ainda vai me mandar um projeto de execução, explicando tintin por tintin a colocação de tudo - por exemplo, por onde começa o assentamento do revestimento para, caso haja cortes, eles ficarem os menos perceptíveis possível. Então, com as dicas nas mãos, e todos os cálculos de área que a arquiteta fez, comprei:

* Porcelanato 43,7x43,7 Bianco Act retificado Cecrisa (para o box) - R$ 43,46 o m²
(total R$ 83,00)

* Piso 43,7x43,7 White Plain Lux retificado Portinari (para fora do box) - R$ 38,83 o m²
(total R$ 148,32)

* Azulejo 30x60 White Plain Lux retificado Portinari - R$ 45,59 o m²
(total R$ 806,00. Tava indo tão bem, esse doeu hehehe)

* Pastilha 32,5x32,5 Henry - R$ 23,14 o pacote com 2 placas
(total R$ 138,84)

Além disso, comprei a argamassa para o assentamento, da Quartzolit, o rejunte também da Quartzolit, e a argamassa especial da Portokoll para pastilhas, que serve para o assentamento e para o rejunte.

Total, com R$ 100 de frete (morro com esse frete que eles cobram! Da outra vez foi R$ 120 pro porcelanato) e um descontinho micro de 7% chorado com o gerente por causa do pagamento à vista: R$ 1.360,00.

E ainda faltam os metais e as louças... óh bolso... ainda bem que o banheiro é pequeno...! Mas fiquei muito satisfeita e segura com as compras.

Beijos!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Fotos do 1º dia. E mudança de planos quanto ao porcelanato

Uhuu, posts frenéticos, este é o 3º em 2 dias, bati o recorde! Graças aos meus 2 dias folga no trabalho, hoje e amanhã estou em função do apê.

Então, seu Antonio e ajudante Alessandro chegaram de manhã meio acanhados. Olhando todos os cantos, analisando, coçando o pescoço... fazendo reconhecimento do terreno, sabe? Passa a mão na parede aqui, alisa o azulejo ali... Ih... Saí de lá achando eles muito calmos sabe? Mas fui pra casa pensando, já que vou voltar no fim do dia, vamos ver o rendimento.

Pois é, voltei às 16h, e na entrada do prédio encontrei o zelador.

- E aí seu Geraldo, beleza? Muito barulho aí?
- Não... muito não minha filha... tudo dentro da normalidade.

Como assim muito barulho não? Então será que passaram o dia só retirando as louças, o box? Ih... Subi ao apê e encontrei várias peças do porcelanato alinhadas na sala, do corredor de entrada até a porta da varanda...hummm... e seu Antonio vestindo um conjuntinho azul. Bonito tava, mas e o quebra-quebra?

- Fala seu Antonio... como estão as coisas por aqui?
- É, tudo bem... já derrubamos o banheiro...o seu quarto praticamente também.

O quêêÊêÊêêÊ? Jááááá?

Pois é minha gente. Em 1 dia eles já botaram abaixo 2 dos 4 ambientes . O que me deixou preocupada, porque AINDA NÃO COMPREI NADA PRO BANHEIRO! Aaahhhhh!! (gritinho histérico)

Bom, então vamos ver?

O banheiro antes:






O banheiro depois:




O quarto antes...




O quarto depois:


sente a vibração da foto heheh


ajudante alessandro e seus óculos 3D


E seu Antonio dando aquela supervisionada:

conjuntinho azul super obra fashion week

Bom, a história de hoje ainda não terminou. Tive um choque, arrepios, calafrios, por quase fazer uma cagada com o meu porcelanato. Como disse antes, quando cheguei ao apê, as pedras estavam dipostas numa fila, do corredor de entrada até a porta da varanda, atravessando a sala, numa simulação da instalação.

Como o corredor tem uns 85 cm de lagura e o porcelanato é 60x60, ia ficar uma pedra inteira, e mais um pedaço, acima uma pedra inteira, mais um pedaço... e assim até a sala. Minha mãe falou:

- Vai ficar cheio de pedaço cortado? Que feio...
- É mãe, vai, tem que ser na horizontal, não tem outro jeito. Só se colocasse na diagonal, mas na diagonal gasta muita pedra, consome muito mais tempo, demora demaais pra cortar tudo, por isso vai ser assim.
- Ah é? Tem certeza? Então tá.


Depois que saímos do apê, fomos no Casa Show porque eu de-ses-pe-ra-da me dei conta que preciso escolher e comprar pelo menos o piso, a pastilha e o azulejo do banheiro o mais rápido possível. Cuba, bancada, vaso, metais, tudo pra depois, depois!!! A obra não pode parar, muito menos por falta de material!! Pô e eu ia imaginar que o homem era tão rápido?

Aí olhando as coisas daqui e dali, minha mãe me chamou.

- Flavia vem cá... dá uma olhada nisso aqui...
- ...
- Viu?
- Geente!


Sabe o que era? Dois mostruários de piso, mais ou menos 1m², lado a lado. Um na diagonal, e outro na horizontal. Gente, que diferença gritante e eu ainda não tinha me mancado disso! O piso na diagonal simplesmente se encaixou perfeitamente na área, não parecia faltar piso ou sobrar chão porque esse corte dá uma ilusão de estar tudo sempre certinho! Já o horizontal, que horrível que tava! As placas lado a lado não preenchiam a área toda, daí quatro recortes menores de piso, dois do lado e dois em cima davam o acabamento, e nem se comparava com o piso ao lado. Ou seja, por mais que você tente até comprar pedras que se encaixem perfeitamente na horizontal no espaço que você tem (e eu nem tive essa preocupação), uma hora vai faltar piso e aí, dá-lhe filetinho!

Olhem dois exemplos meramente ilustrativos, diagonal...

reparem a parede, as peças lado a lado: um filetinho, uma peça inteira e uma cortada. já o piso, perfeito


...e horizontal:

olha os filetinhos... e 2/3 de pedra cortada...

Bom, na mesma hora resolvi mudar os planos, e o piso será na diagonal, mesmo que tenha que comprar mais. Nossa, até parece que descobri a pólvora né? Um troço tão óbvio e eu não tinha me ligado! Mas sabe por quê? Um dia vi um decorador num vídeo do casa.com.br falando horrores do piso em diagonal, que ele queria saber quem foi o bendito que inventou isso, que é uó, que dá uma sensação de movimento desnecesária... aí acabei embarcando na opinião do grande especialista! Mas cada um tem seu gosto né... Amanhã vou dar a notícia pro seu Antonio... não sei se ele vai gostar hehehe!

Ah e quanto ao banheiro, só fui capaz de escolher as pastilhas. É um mosaico da Henry (muito legal o site! cheios de ambientes lindos pra quem gosta de pastilhas), igualzinho a este abaixo. A foto, peguei no site.


As pastilhas vêm em placas 30x30, e como cada pastilhinha tem 3cm, estou pensando em usar a altura de 4 (12cm) ou 5 pastilhas (15 cm) para a faixa. Nossa amiga blogueira Neilimar disse que está usando metade da placa, 15 cm (não sei se dessa marca) e está gostando do resultado.

No piso e na parede ainda estou em dúvida. Eliane Diamante, Gyotoku Cristal... Gente eu não nasci pra decisões rápidas rsrs...

Amanhã vão fazer orçamento da bancada (sem eu nem ter escolhido o material ainda, tenho que ir na loja) e do gesso do teto do banheiro e da sala. E do jeito que vai, seu Antonio e cia. quebram o resto do piso.

E antes de me despedir (juro que agora eu vou), olha só que figura rara eu encontrei catando imagens dos pisos na diagonal e vertical pra colocar aqui (os dois acima são do site dele):


http://tiaozinhojc.blogspot.com/

Tem que ver as fotos dele fazendo sinal de positivo em cima dos telhados! E as poses pras fotos? E essa foto romântica de olhar perdido ao longe, com essa vista ao fundo? E a idéia dos clientes acompanharem a obra pela internet? Ele atua na Região dos Lagos, onde metade do RJ tem casa de veraneio - e certamente muitos não ficam direto pra acompanhar a obra. 20 anos contruindo sonhos! Pedreiro-hi-tech-conectado-marketeiro, sensacional!!!!

Agora me vou mesmo! Beijos!!!

Foi dada a largada!! E a idéia do banheiro

Oi gente!!

Vai chover!! Começou a minha reforma! Seu Antonio e o ajudante chegaram de manhã pra iniciarem o quebra-quebra. Discutimos alguns detalhes da obra e deixei eles lá se empoeirando à vontade. Daqui a pouco volto lá pra ver como estão as coisas... que emoção! Acreditam que nem dormi direito esta noite?

Ah, um detalhe importante que eu nem sabia... levar panos úmidos pra pôr embaixo das portas que dão para o corredor do prédio! Pra poeirada não escapar, dã!!

E já comprei os saquinhos para entulho também. Cada vez mais percebo que a pesquisa é a alma da reforma. Pesquisei em três lojas pelo telefone hoje cedo: em uma logo ali na rua do prédio, custava R$ 12 o cento. Em uma outra loja, R$ 10. E na oooutra... R$ 8! Uma diferença de 50% nos preços é mole?

Bem, eu disse que tinha resolvido mais ou menos como seria o banheiro.... Depois de muito pensar, pesquisar, ler e ouvir opiniões, fiz um racunho (no papel, caneta e régua mesmo!) do meu grande "projeto" heheh! Preciso das ótimas sugestões/opiniões de vocês, vejam: (clica pra ampliar)

Bom, as idéias (e as ainda milhares de dúvidas) são as seguintes: bancada (de granito? mármore? marmoglass? silestone?) branca (de que altura do chão?), com cuba retangular (de apoio ou semi-encaixe?) branca (torneira na cuba ou na parede?). Acima do frontão da bancada (quantos cm de frontão?), uma faixa de pastilhas miscelânea nas cores preta, cinza e branca (qual a largura da faixa?) indo até o box. Acima da faixa de pastilhas, um espelho até o teto e até o início do box. Na bancada, um toalheiro. Embaixo da bancada, um vão pra dar mais amplitude ao ambiente e abaixo do vão, um armário baixo pra guardar as tralhas. Como os espaços são bem reduzidos, devo optar pelo porta-rolo de pé, que fica em qualquer cantinho, e assim posso prolongar a bancada ao máximo. Acho que por enquanto é só...preciso decidir o pido e o revestimento da parede. Nossa não é fácil!!!!!!! E tem o maior detalhe de todos, medir o tamanho de tudo pra não sobrar nem faltar nada!!!

E aí, o que acharam?

Vou lá no apê agora. Beijos!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 16 de maio de 2010

Dicas para o contrato de reforma

Oi galera!!

E aí, como estão? Fora o resfriado brabíssimo que me pegou na sexta-feira e me deixou de cama ontem, comigo está tudo bem. Hoje graças ao Benegripe estou melhorando.

Mas ontem saí da cama por um bom motivo: receber o seu Antonio aqui para a assinatura do contrato de reforma. Na verdade ele nem sabia de contrato nenhum, veio aqui em casa pra fazer o orçamento da troca do piso da cozinha pra minha mãe, e eu aproveitei a deixa. Afinal, essas coisas têm que ser feitas sempre antes do trabalho começar.

Bom, falei pra ele que o contrato era uma garantia não só pra mim como pra ele também blablabla. Li e ele aceitou tudo: forma de pagamento, deveres, garantia etc.

Aqui embaixo vai o modelo do contrato que eu fiz com ele. Só lembrando que, como ele já é conhecido da família, fiquei à vontade pra não colocar muitas cláusulas nem detalhá-las demais. Esse instrumento é só pra formalizar a nossa relação. Mas é bom esmiuçar tudinho quando você contrata um ilustre desconhecido.



CONTRATO DE REFORMA

Rua xxxx nº xxx apto. xxx

SERVIÇOS:

- Demolição do piso e colocação de porcelanato na sala e nos 2 quartos

- Demolição do banheiro e colocação de piso, revestimento, louças e metais

- Ensacamento e retirada do entulho do apartamento

- Instalação de tomadas e interruptores na sala e nos 2 quartos

- Pintura das paredes da sala e dos 2 quartos

- Lixamento e pintura das portas (5 portas), portais e rodapés

- Envernizamento do teto da varanda

- Branqueamento do rejunte do piso da cozinha e do banheiro de serviço


Total cobrado pelos serviços: R$ xxxxx

Horário de trabalho: 2ª a 6ª de x h às x h e Sábados de x h às x h

Prazo de entrega do serviço: x meses


Forma de pagamento:

R$ x.xxx no fim da 1ª semana de obra (dia xx/xx)

R$ x.xxx no fim da 2ª semana de obra (dia xx/xx)

R$ x.xxx com a conclusão da obra

- Os pagamentos serão feitos em cheque.


OBS:

- Garantia: o trabalho tem garantia de x anos, a contar do término da obra, contra problemas de execução por parte do contratado, sem ônus para a contratante.

- O contratado será responsável pelo fornecimento das ferramentas pesadas a serem utilizadas na reforma.

- O contratado deve zelar pelo material fornecido para a realização da reforma.

- O contratado será responsável pela conservação das partes comuns do prédio pelas quais passarem material de obra.


Aceito as condições acima acordadas.


____________________________________

Fulano de Tal– Id. nº xxxxx - Contratado


____________________________________

Beltrana da Silva – Id. nº xxxxx - Contratante

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2010.



Primeiramente, é bom detalhar direitinho os serviços que estão sendo contratados, para depois não haver nenhum tipo de contestação. Se o prestador de seviço deu um orçamento abrangendo "x", "y" e "z", ele não pode depois dizer que pra fazer "z" você tem que pagar um extra. Também é bom especificar direitinho o horário de trabalho (sempre consultando a convenção do condomínio) e o prazo da obra. É claro que se ele pedir pra chegar mais tarde ou sair mais cedo um dia ou outro, não tem problema (pelo menos pra mim, não tem). E atrasos em obras acontecem, mas com um contrato assinado, ele se empenhará mais em terminar tudo dentro do prazo prometido.

A forma de pagamento é um dos pontos mais importantes. Não é recomendável pagar diárias ou fechar um valor por semana: o cara pode fazer corpo mole, e você irá remunerá-lo por um trabalho improdutivo; a obra pode atrasar, e o pagamento por todo o serviço acabar saindo antes da reforma ficar pronta. Por isso optei por pagar determinados valores no fim da 1ª e da 2ª semana (detalhe que quando deu o orçamento ele queria metade logo no início), e o restante será pago quando ele entregar a obra pronta. Dessa forma, enquanto não terminar, não haverá pagamento. O interesse de receber logo é dele. Também destaquei que vou pagar em cheque . Eu é que não vou ficar andando pra cima e pra baixo com um bolo de dinheiro né? Por isso até liberei ele pra sair mais cedo nos dias dos pagamentos, para ir ao banco receber a grana.

Na parte final, coloquei algumas obrigações específicas, como a garantia. Qualquer problema futuro por causa da execução tem que ser consertado, sem que se tenha que pagar a mais por isso. Deixei em branco essa parte pra ele mesmo falar o tempo de garantia que ele daria, e ele deu 5 anos. Isso é que é confiar no próprio taco! Coincidência ou não, 5 anos é o tempo de garantia estabelecido pelo Código Civil nos contratos de empreitada de edifícios e construções consideráveis (art. 618).

Também incluí que ele deve zelar pelo material fornecido, pra que ele tenha bastante cuidado ao mexer nos meus porcelanatos!! Aliás, isso também está no Código: o art. 617 diz que o empreiteiro é obrigado a pagar os materiais que recebeu, se por imperícia ou negligência os inutilizar. É claro que não vou cobrar um ou outro azulejo quebrado, mas ai dele se rachar minha cuba ou meu vaso sanitário!! Pra finalizar, em função da convenção do condomínio que diz que o dono é responsável pela limpeza das áreas comuns afetadas pela obra (tipo cal no corredor, cimento no elevador etc), coloquei que o que ele sujar vai ter que limpar também.

Como eu já falei antes, o contrato foi simplezinho pois o Antonio é conhecido, é de confiança e tal. Mas quem vai contratar "desconhecidos", pode se precaver mais. Por exemplo, vamos supor que você pague aluguel e está dependendo da obra ficar pronta para se mudar. Nesse caso, pode estabelecer uma multa ou outra sanção para o atraso na entrega, atraso este que certamente irá lhe pesar no bolso. Com a cláusula em contrato, o contratado vai se esforçar ao máximo para cumprir o prazo determinado.

Próxima etapa: comprar 200 sacos para entulho. Haja saco! E vou ver se hoje vou finalmente dar uma olhada no material para o banheiro. Já estou, FINALMENTE, com uma boa idéia em mente. No próximo post eu conto!!!

Beijos!!!


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Voltei!

Olaaaa galera!!!

Depois de um longo tempo sem postar, com muito tabalho, muito estudo, estou de volta. E dessa vez é pra ficar já que... a obra vai finalmente começar!! Recebi o tão esperado telefonema do seu Antônio comunicando o fim da obra em que ele estava. Pô, pra mim demorou tanto que pareceu que o cara tava construindo um shopping! Ficou combinado que ele vai começar na 2ª feira que vem.

Enfim, nisso tive que ir atrás do síndico pra comunicá-lo sobre o início da obra. Ele pediu pra eu escrever uma cartinha dizendo o prazo, quem vai trabalhar na reforma etc. Missão cumprida, fui checar os horários permitidos para obra no prédio...e surpresa! Além de 2ª a 6ª, das 8h30 às 18h, também pode fazer obra aos sábados, das 8h30 às 14h. Ótimo pra mim, já que isso vai adiantar a reforma, péssimo pos vizinhos que terão um bate-bate na cabeça na manhã de sábado, mas tudo bem!

Infelizmente nem eu nem o Bruno poderemos ficar o dia inteiro tomando conta do seu Antonio (afinal, a gente trabalha, e esse dinheiro da obra tem que sair de algum lugar né!?), mas devo ficar um pouco lá de manhã, antes de ir pro trabalho, e minha mãe poderá ir no fim do dia de vez em quando. Sábado, é claaaro, estarei lá fiscalizando tudo.

Agora, estou executando algo bem importante...um contrato de obra. No momento ele está sendo analisado pela minha advogada (que por acaso é minha irmã também). Nele constam as tarefas a serem executadas, prazo, horário da obra, valor a ser pago pelos serviços e forma de pagamento, e cláusulas como garantia, responsabilidade por danos ao material de obra, obrigação do contratado de fornecer as ferramentas... já pensou se o cara diz que eu tenho que comprar, sei lá, uma maquita? kkkkk vou fazer o que com isso depois? Bom, espero que ele não implique com nada. A gente tem que ser cri cri com essas coisas pra não ter dor de cabeça.

No sábado sairemos pra (tentar) escolher o piso, louças e revestimentos do banheiro. Aiiii que frio na barriga!!

Bem, a passagem por aqui foi bem rápida mesmo só pra dar sinal de vida. No fim de semana vou visitar o blog de vocês com calma! E responder vários recadinhos que recebi e ainda não retornei. Definitivamente preciso de um dia com 30 horas....

Pra terminar, quero agradecer a Dani Moreno, a Bianca Bichof, a Raquel , a Flavia e a Nessa Rodrigues pelo selinho abaixo!

E tem que responder umas perguntinhas:

1- Qual a sua marca de maquiagem nacional preferida?
Aiii eu nem sou de usar muita maquiagem... sempre que preciso, furto o que tiver no banheiro da minha irmã. Ela tem um blush da Avon que eu adoro.

2- E internacional?
Aii minha irmã vai me matar... ela tem uma base incrível da Yves Saint Laurent. Mas eu usei umas duas vez só tá maninha?

3- Qual o seu perfume predileto? Pra citar somente 2:
Gosto muuuito do L'Eau Par Kenzo e os do Ulrich de Varens.

4 - Melhor compra de cosméticos?
Pergunta pra minha irmã, ela que compra tudo, eu fico só na aba...hehehe

5-Pior compra?
Todos os cremes anti-celulite... só uso 1 semana, depois fico com preguiça de passar e esqueço que existe.

6- Fale 7 coisas de você:

1. Amo minha família
2.Amo muiiitoooooooooo meu namorado
3.Estou doida pra casar logo
4.Quero ter um filho entre os 32 e 34 anos.
5.Sou muito chata às vezes
6.Sou meio desligada demoro pra perceber as coisas
7.Sou muito econômica, adoro juntar e detesto gastar $$$ (putz que característica mais infeliz pra quem tá começando uma obra...).

Dedico o selinho pra todas as blogueiras que visito e me visitam, todas vocês são umas flores!!!

Beijos!!!!!
Related Posts with Thumbnails