quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mais um orçamentinho

Hoje marquei lá no apto com com um engenheiro que tem uma empresa de reformas, pra dar uma orçadinha básica.
Não tenho referências de trabalhos dele, o contato quem me deu foi a síndica do prédio onde moro (que por acaso é minha mãe), pois a empresa fez um orçamento por aqui.

O horário marcado foi 17h. 17h15 nada, e liguei pra ele.
- Oi seu Anderson é a Flavia! O senhor não vem não?
- Oi dona Flavia, a sra. já tá no imóvel?
- Sim senhor, desde 16h50 (mentira, cheguei lá 17h05)
- Poxa me desculpe, tive um imprevisto, estou chegando em 15 a 20 minutos.

Ihhhh já não gostei dele.

Quando deu 17h45 e eu resolvi que não ia esperar mais, toca o interfone. O próprio subindo.

Ok, 1, 2, 3, respira,
- Oi tudo bem? Boa tarde, prazer.

Aí fui explicando pra ele tudo o que eu queria fazer, blablabla e tal. Ele disse que não faz o gesso, mas os outros serviços todos a equipe dele faz. Perguntei se o cara que põe o porcelanato é bom mesmo, ele disse que é (e obviamente ele não diria outra coisa).

- E aí seu Anderson, será que vai ficar muito caro? Sabe como é, pretendo casar este ano, nem vai ter festa pra não gastar dinheiro [mentira, eu e o noivo não gostamos de dar festa mesmo], ainda temos que comprar móveis e eletrodomésticos pois não temos absolutamente na-da! Bom, pra não dizer que não tenho absolutamente nada, ganhei de uma amiga uns potes tupperware [isso é verdade!], é tudo que tenho pro apartamento. [e eu me lembrando que o seu Carlos me cobrou extorsivos 11,5 mil pra obra mais 2 mil para o gesso, o que me ajudou a fazer uma expressão facial mais dramática]

Ele ficou me olhando... E começou a fazer uns cálculos mentais.

- Bom dona Flavia... Vou lhe falar um valor que não é exato, mas é aproximado... ainda tenho que fazer esse orçamento direitinho... mas essa obra vai dar uns... [franziu a testa...fez uma cara de "puxa vida..."]

Ai, Jesus!!

- ... uns... 6 mil reais...

E eu (com cara de "levei uma facada")
- Oh! É mesmo... [mas por dentro... ufa!!]

- Mas a gente facilita o pagamento, a senhora pode pagar uma parte antes da obra, e o restante após, dividos em 6, 7 vezes, a gente estuda!

Ok ok...bom eu já me animei mais com esse orçamento...tava achando que ia ter que morrer em valores similares aos do seu Carlos...

Agora umas perguntas pra quem já está com a obra em andamento: alguém contratou empresa ou equipe? É mais em conta uma empresa ou mestre de obras que tenha equipe e faça tudo, ou vários profissionais, cada um faz um pouco? E quem vcs contrataram, vcs viram trabalhos anteriores que eles fizeram?

Hoje liguei pra um que só coloca porcelanato. Ele salvou (colocaram pessimamente e ele ajeitou) o piso da minha vizinha aqui de cima, uma "pequena" sala de 65m² (só não morri com o barulho em cima da minha cabeça pq estava no trabalho durante essa obra). Ficou l-i-n-d-o! A vizinha disse que ele não tem agenda, tá lotadaço (um bom sinal né?). Mas liguei pra ele, expliquei que era só uma sala e 2 quartos pequenos... E ele ficou de ligar pra ir lá sábado orçar pra mim. A idéia que teve foi ele arrumar alguém pra quebrar o piso durante a semana e ele ir lá assentar no final de semana.

Bom, vamos ver! Amanhã vai chegar o orçamento da empresa q foi lá semana passada.

Espero que venham preços cada vez menores.

Quando eu tava procurando apartamento, tava doida pra ver como ia ser o prédio onde eu ia morar. Agora tô doida pra saber como será a cara do cara que vai reformar rsrs. Bjs!!

3 comentários:

  1. Oi AMore!! Olha, não posso dizer sobre preços de reforma pq faço geralmente com meu sogro. Mas oq posso te dizer é se vc for fazer com essa tal empresa, vá visitar obras em andamento, ou acabadas, veja cada pedacinho pra saber se são caprichosos...e fique em cima! Como diz o velho ditado: "o dono é que engorda o negócio" ou coisas assim....rsrsrs
    Não pode tirar o olho da obra, visitar todos os dias, questionar e não ser boasinha, entende?! vc está pagando e eles não estão te prestando um favor, então, "chibata" neles! rsrsrs se é que me entende!

    Bjuxx

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia!
    Obrigada pela visitinha la no blog!
    Pois eh, eu acho que quem esta convivendo com a obra sempre acha q tudo esta indo bem devagar, rsrsrs. Eu sou assim... Se bem q la na casinha tudo esta andando, nao posso reclamar muito agora neh?!

    Flavia, sobre as suas duvidas... Vou contar como fizemos com a nossa casa. Nos contratamos um empreiteiro e nao empresa (ate pq aqui nao tinhamos conhecimento de nenhuma empresa). Nos pegamos algumas referencias e visitamos algumas obras. Acho q isso eh fundamental antes de contrata-lo. O empreiteiro cobra por m2 e ele quem contrata e disponibiliza a equipe que vai trabalhar na construcao. Outra coisa que achamos importante, foi fazer um contrato. Neste documento estabelecemos tudo q estava incluido na sua mao de obra, inclusive registramos os valores que ele iria cobrar, forma de pagamento e prazo de entrega da casa. Acho que eh uma forma de garantir que as coisas saiam conforme o combinado e assim evitar surpresas desagradaveis de ultima hora(tipo, olha nao vai dar mais para ser aquele valor q a gente acertou pq isso, pq aquilo...).
    Bom, de qq forma antes de decidir por um profissional autonomo ou uma empresa, pesquise muito e faca muitos orcamentos. Nessa hora nunca eh demais, viu?!
    Espero ter ajudado em alguma coisa!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia!
    To vendo que a cada opção de orçamento os preços vão melhorando.

    Pena eu não ter experiência na área de construção para poder lhe ajudar.
    Torcendo para tudo dá certo.
    Beijos Karla.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito bem-vindo! Clique em "Inscrever-se por email" para receber a resposta! Beijos

Related Posts with Thumbnails